terça-feira, 20 de outubro de 2015

"O misterioso caso de Styles", de Agatha Christie

Essa é a primeira obra de cunho policial escrita pela inglesa Agatha Christie. O suspense, o desenvolvimento dos personagens, o desenrolar dos fatos e a fluidez da narrativa, bem como a enormidade do detetive belga Hercule Poirot mostram, com justiça, os motivos que levaram a autora a tamanho sucesso. Imperdível! Feito para viciar!

terça-feira, 6 de outubro de 2015

"O Iluminado", de Stephen King

Procurei ler esse livro tendo em vista o fascínio que sinto pelo filme homônimo do genial diretor Stanley Kubrick, inspirado nessa história.

Como sempre acontece, o livro é muito diferente do filme. Contudo, ao contrário do que normalmente ocorre, nenhuma obra desmerece a outra, pois é uma melhor do que a outra. Os enredos são bastante diferentes, mas exploram muito bem as possibilidades de cada linguagem, obedecendo à cada época - já que atualmente seria possível realizar um longa-metragem mais fidedigno à composição literária, tamanha é a tecnologia disponível.

Para encerrar, vale a pena conferir uma citação localizada no fim do livro, onde Hallorann fala ao menino Danny:


"[...] O mundo é um lugar duro, Danny. Não se importa com a gente. Não odeia você nem a mim, mas também não morre de amor por nós. Coisas terríveis acontecem no mundo, e são coisas que ninguém pode explicar. Indivíduos bons morrem de forma ruim e dolorosa e deixam as pessoas que os amam sozinhas. Às vezes, parece que só as pessoas ruins permanecem sadias e prósperas. [...] Mas veja, você deve continuar vivendo. É a sua obrigação, neste mundo duro, manter vivo o seu amor, e seguir adiante, não importando como. Segure as pontas e vá em frente."