O livro "Ironias do tempo" reúne setenta e sete crônicas escritas por Luis Fernando Verissimo, todas publicadas durante os últimos vinte anos (de 1998 a 2018). Os textos, selecionados por Isabel e Adriana Falcão (mãe e filha, respectivamente), retratam, como está sugerido no título, as ironias que o tempo constrói após a passagem de alguns anos, décadas, séculos.
E essa característica é riquíssima na obra de Verissimo. Como cronista, ele não apenas nos fornece um instantâneo do momento que deseja registrar, mas, como um bom fotógrafo faria, também oferece ao público uma interpretação transcendental dos fatos relatados e lapidados por ele. Pode-se dizer, até, que esse é o fator que permite as ironias, as analogias referidas anteriormente.
O autor sempre proporciona aos leitores crônicas mágicas (por encantarem), atraentes (por convidarem à leitura), engraçadas (pelas situações hilárias que cria, na busca pelas melhores comparações - explícitas ou não), inteligentes (por convocarem à reflexão).
Assim, para quem tem interesse por fazer uma leitura agradável, rica e que retoma um pouco da nossa história recente, "Ironias do tempo" é uma dica certeira.