domingo, 26 de julho de 2020

"O mandarim", de Eça de Queiroz

Excelente essa história curta do Eça! Por meio de uma narrativa instigante, o brilhante escritor português tece várias críticas à sociedade, adentra o curioso terreno oriental, mostra o quanto as pessoas valorizam os bens materiais, reforça que a posse não nos torna melhores nem mais felizes, assim como salienta que nada de bom surge da exploração de outros indivíduos (ou outros povos):

"Só sabe bem o pão que dia a dia ganham as nossas mãos: nunca mates o Mandarim!"

"[...] nenhum Mandarim ficaria vivo, se tu, tão facilmente como eu, o pudesses suprimir e herdar-lhe os milhões, ó leitor, criatura improvisada por Deus, obra má de má argila, meu semelhante e meu irmão!"

domingo, 12 de julho de 2020

"The Beatles: a biografia", de Bob Spitz

Contando com cerca de mil páginas e várias fotos históricas, essa biografia discorre muito sobre os Beatles. Tanto que tenho a sensação de conhecer algo a respeito desse grupo somente agora, após a leitura, pois eu não sabia nem 1% das informações contidas nesse livro.

"The Beatles: a biografia" revela tudo o que há de péssimo e de ótimo na fama. E, de certa forma, insinua o quanto ela é nociva para quem é famoso - por meio da aproximação de aproveitadores, que não permite mais saber quem é quem; da superexposição das pessoas, que impede que elas vivam plenamente; da vida de fantasia que é sustentada, que faz com que o indivíduo permaneça 24 horas por dia dentro do personagem; e do excesso de compromissos, que tira qualquer paz daquele que o tem.

Enfim, narrando realmente do princípio ao fim da trajetória dos quatro músicos de Liverpool, a obra oferece um mergulho profundo nesse universo, é útil para quem curte demais os Beatles, e até mesmo para aqueles que a leriam apenas por curiosidade, tendo em vista que é uma experiência que vale a pena e tem grandes ensinamentos a transmitir aos leitores.