"Um livro atrás do outro" é um blog para quem realmente lê qualquer livro que lhe apareça na frente, sem preconceitos e compromissos. Publicarei aqui opiniões breves a respeito das obras que termino de ler, de modo a oferecer noções gerais sobre esses textos.
domingo, 24 de janeiro de 2021
"Cidades mortas e outros contos", de Monteiro Lobato
domingo, 10 de janeiro de 2021
"A genealogia da moral", de Friedrich Wilhelm Nietzsche
No livro em questão, Nietzsche analisa a origem da moralidade na história do ser humano, discorrendo sobre a moral e os valores, bem como a respeito da etimologia das palavras ligadas a esses temas.
Profundamente, o filósofo trata muito das intenções que geraram a noção de moral e dos valores estabelecidos há séculos, algo do qual a maioria das pessoas nem se dá conta, seguindo, pois, preceitos morais incutidos há gerações, não necessariamente por motivos nobres - e, às vezes, quase sempre, para manter a nobreza de alguns poucos homens.
Sendo assim, "A genealogia da moral" é uma obra que faz com que o leitor pense muito e, constantemente, se sinta ignorante, ingênuo, alienado. (Ou seja, para o entendimento da moral, o livro é bem pertinente; mas, para elevar o moral do leitor, é horrível. 😉)