sexta-feira, 21 de julho de 2023

"Eu sobrevivi ao Holocausto", de Nanette Blitz Konig

"Eu sobrevivi ao Holocausto" é o livro mais comovente que já tive a oportunidade de ler a respeito desse terrível e inacreditável acontecimento histórico.

Nele, Nanette Blitz Konig, ex-colega de Anne Frank no Liceu Judaico, coloca o seu ponto de vista sobre todo o contexto. A autora conta como o antissemitismo já existia na Europa antes mesmo do surgimento de Adolf Hitler como figura pública e política; como a sua família passou de respeitada para perseguida da noite para o dia; como foi a experiência de sobreviver em Campos de Concentração, com pormenores chocantes e incríveis; como foi a ocasião surreal em que reconheceu Anne Frank no meio daquele Inferno; como foi a sua dificílima vida pós-guerra; como foi a sua vinda para o Brasil em um contexto também de boicote aos judeus; dentre outros detalhes impressionantes.

Creio que esta seja uma das obras mais marcantes sobre o assunto porque Nanette narra tudo com muita sensibilidade, criticidade, sentimento, demonstrando uma visão realista e admirável quanto aos fatos.

Sendo assim, para quem já conhece ou deseja conhecer mais sobre o tema, é um título sinceramente recomendável.

sábado, 8 de julho de 2023

"O Vale do Medo", de Arthur Conan Doyle

"O Vale do Medo", obra literária envolvendo o famoso detetive Sherlock Holmes, foi publicada primeiramente em folhetim, entre setembro de 1914 e maio de 1915, na revista Strand Magazine. A história de passa na Pensilvânia dos anos 1880, onde atuava a Sociedade dos Homens Livres, uma entidade secreta que criava as suas próprias regras, nada corretas do ponto de vista legal.

Esse romance policial é dividido em duas partes. Na primeira, Sherlock Holmes investiga um misterioso assassinato no interior da Inglaterra. Na segunda, o leitor volta algumas décadas em uma quase segunda narrativa que se passa nos EUA, no Vale do Medo.

Um livro de Conan Doyle bem diferente por conta da estrutura incomum, da presença de Holmes apenas na primeira parte e no epílogo, e pela história desenvolvida na segunda parte, interessante e peculiar.