sábado, 23 de dezembro de 2023

"68 (meia oito)", de Flávio Braga & Luis Daltro

A talentosa dupla que elaborou "68 (meia oito)" traz aos leitores um romance diferente, narrado de uma maneira inusitada.

Aqui, o ano de 1968 é contado sob o prisma de quatro personagens principais: o advogado Roberto Medeiros Vares; o músico Silvano Dantas de Jesus; a prostituta Rosa; e a poetisa Ava Macedo.

A obra vai alternando o relato de um e outro, construindo, dessa forma, um interessante panorama da época, sem preconceitos nem maquiagens.

Portanto, "68 (meia oito)" é uma experiência de leitura que entretém, ensina e testa o leitor, sendo recomendável especialmente àqueles que se orgulham de suas dúvidas, e não de suas certezas.

sábado, 9 de dezembro de 2023

"Noite em Pigalle", de Simon Lane

Em sua ficha catalográfica, "Noite em Pigalle" é classificado como "ficção erótica"; mas eu não reduziria esse livro a isso. Romances eróticos costumeiramente se caracterizam por narrativas comuns, banais, que servem apenas como um pretexto romântico para encontros em que os protagonistas ponham em prática a sua paixão, o seu desejo. E essa obra é muito mais do que isso!

Simon Lane mostrou-se um genial escritor! "Noite em Pigalle", por exemplo, apresenta três narrativas intercaladas: o narrador principal do livro nos conta sobre Fear, um escritor interessante, mas falido; Fear nos traz trechos de seu romance erótico, também intitulado "Noite em Pigalle", que está em construção; e Madame Jaffré, a sua gerente de banco, nos confidencia, aos poucos, seus interessantes segredos.

Em "Noite em Pigalle", de Simon Lane, não de Fear, Madame Jaffré, ao saber da delicada situação financeira deste, aconselha-o a escrever algo mais comercial, como um romance erótico, sem a menor pretensão de que ele a levasse a sério.

Portanto, por sua inventiva construção, por sua competente e rica narrativa, essa obra do autor inglês me foi uma espetacular surpresa.