sexta-feira, 29 de março de 2024

"Conversa na sala", de Martha Medeiros

Excepcional este último livro de crônicas da gaúcha Martha Medeiros, cuja escrita me impressiona cada vez mais. Parece que, quanto mais desumano é o povo, mais humana é a Martha; quanto mais monótono é o povo, mais versátil é a Martha; quanto mais imaturo é o povo, mais madura é a Martha.

Martha Medeiros é a rainha da crônica brasileira por conquista, por talento, por bagagem, por merecimento. Martha nunca decepciona. Pelo menos, não a mim.

"Conversa na sala" é um diálogo leve (mas sério) com os leitores, de quem sabe o que e como dizer, estabelecendo um balanço pré, durante e pós-pandemia, para ver o que dá para salvar de e da humanidade.

Enfim, "Conversa na sala" é um bom companheiro diário!

sábado, 16 de março de 2024

"Anotações durante o incêndio", de Cíntia Moscovich

Neste livro composto por onze contos, a gaúcha Cíntia Moscovich mostra que domina como poucos os artifícios para se produzir textos curtos significativos e eternos.

As histórias escritas por Cíntia são encantadoras, profundas, artísticas sem serem excludentes.

A autora nos detalha o íntimo do ser humano e suas inquietações, sem julgar os seus personagens. Aqui, as coisas e as pessoas são como são.

Uma leitura inesquecível!

sábado, 2 de março de 2024

"Convém Sonhar", de Miriam Leitão

Ler esta coletânea de crônicas redigidas por Miriam Leitão é aprender sobre os principais fatos e aspectos do Brasil nas últimas décadas; é surpreender-se com a inteligência e a escrita dessa consagrada jornalista; é presentear a si mesmo com um livro que deleita e instrui; é constatar qual é o melhor e o pior do ser humano; é testemunhar as mudanças mais relevantes na sociedade moderna; é tudo isso e mais um tanto.

Enfim, ter essa obra em mãos é possuir um tesouro brasileiro diante de si.