sábado, 28 de setembro de 2024

"Meninos em fúria: e o som que mudou a música para sempre", de Marcelo Rubens Paiva e Clemente Tadeu Nascimento

Sou suspeito em falar a respeito da qualidade deste livro, pois sempre fui um grande admirador de Clemente Tadeu Nascimento, líder da banda paulista de punk rock Inocentes. A obra não conta só a história desse ícone, mas também do escritor Marcelo Rubens Paiva, de "Feliz Ano Velho", assim como de todo o contexto em que viveram, o que nos ensina muito sobre o Brasil durante e após o regime militar.

Além disso, quem lê esse livro, de agradável leitura, descobre as razões que fazem grupos como o Inocentes serem boicotados e, por vezes, se autoboicotarem, o que é realmente lamentável.

Um título fundamental para quem gosta de rock brasileiro (principalmente punk rock) dos anos 80.


sexta-feira, 13 de setembro de 2024

"A Revolução dos Bichos", de George Orwell

"A Revolução dos Bichos" é um livro genial em todos os aspectos. Nele, George Orwell nos fala de uma fazenda cujos animais, cansados da exploração que sofriam por parte dos seres humanos, decidiram se rebelar e tomar posse da propriedade.

A história é narrada como um conto de fadas, conforme o seu próprio subtítulo sugere. Ou seja, é escrita de modo simples, agradável e acessível a qualquer leitor. Contudo, apesar da linguagem aparentemente inocente, George Orwell proporciona ao público inúmeras camadas de leitura. Assim, a obra é capaz de atrair as mais diversas pessoas, satisfazendo diferentes níveis de intelecto; e, ao que parece, o autor faz isso de modo extremamente natural. Pois "A Revolução dos Bichos" soa como uma produção de rara inspiração, surgida para ter sentido, infelizmente, em qualquer época.

De fato, um dos melhores livros que já tive a oportunidade de ler.