"Lua Mentirosa” é um romance policial ambientado na Itália fascista, em 1943. Nele, o anti-herói Martin Bora, um oficial nazista, e o detetive italiano Sandro Guidi recebem a missão de investigar a morte de Vittorio Lisi, um político corrupto de Verona. A narrativa é bem conduzida e cativa o leitor. A história, ao longo de suas páginas, é enriquecida por detalhes interessantes do contexto da época. Não é um livro ruim, e não me arrependo de tê-lo concluído. Contudo, achei-o morno e cadenciado demais. Talvez eu só não tenha sabido como curti-lo.
"Um livro atrás do outro" é um blog para quem realmente lê qualquer livro que lhe apareça na frente, sem preconceitos e compromissos. Publicarei aqui opiniões breves a respeito das obras que termino de ler, de modo a oferecer noções gerais sobre esses textos.
sexta-feira, 25 de outubro de 2024
sábado, 12 de outubro de 2024
"Democracia Tropical: Caderno de um Aprendiz", de Fernando Gabeira
Nesta obra, Fernando Gabeira, um personagem marcante da política e do jornalismo brasileiros, comenta, sob sua óptica perspicaz, a respeito da governança nacional, compreendendo o período que vai dos movimentos pela redemocratização até os anos seguintes após o impeachment de Dilma Rousseff.
O autor constrói essa "narrativa" alternando artigos de opinião que escreveu para alguns dos mais importantes jornais do país e reflexões que registrou em um caderno de anotações, no qual Gabeira rememora o passado, avalia o presente e projeta o futuro.
"Democracia Tropical", portanto, é um livro indicado para aqueles que desejam, assim como seu elaborador, pensar de maneira ponderada a respeito desse carro alegórico desgovernado que se tornou a política brasileira - ou o próprio Brasil.