Publicado em meados dos anos 50, "Contos do imigrante" é uma das obras de narrativas curtas mais importantes da Literatura Brasileira.
Nos dez contos presentes no livro, o importante engenheiro Samuel Rawet revela, sobretudo, a desolação de suas personagens principais. E faz isso por meio de uma fantástica descrição quase que cinematográfica e de suas escolhas fenomenais no seu modo de narrar, como se o leitor estivesse lendo não só a história, mas também a mente de cada personagem posta em destaque.
Chamaram a minha atenção principalmente os títulos "A prece", um conto certamente universal sobre diferenças culturais, religiosas e o preconceito, assim como "Conto de amor suburbano", que escancara em cada página o desespero e a desesperança causadas pela pobreza e pelo amor não correspondido.
Por fim, cabe salientar que essa obra não é para qualquer leitor. Apenas alguém com uma capacidade de leitura mais aprimorada e com um bom conhecimento literário e de mundo fará algum proveito dela, tendo em vista a densidade narrativa e descritiva, além dos conteúdos abordados.
Nenhum comentário:
Postar um comentário