sábado, 30 de outubro de 2021

"O Morro dos Ventos Uivantes", de Emily Brontë

O clássico "O Morro dos Ventos Uivantes" apresenta uma narrativa bem perturbadora em todos os aspectos: contexto, personagens, ambientação, ritmo, estilo.

Mas o que achei mais relevante são as mensagens implícitas (e explícitas) que a obra traz: os bons também odeiam e os maus também amam; ninguém é somente bom ou mal; as pessoas fecham os olhos para a maldade.

Cabe salientar a presença notável do personagem icônico vento, que dá o tom da narrativa. Ou melhor, o ambiente Morro dos Ventos Uivantes é simbólico em diversas ocasiões, transformando a vida dos indivíduos.

Além disso, vi com sincero deleite e surpresa a importância que a autora sugeriu, na história, aos livros e à leitura.

Por tudo isso, esse único romance de Emily Brontë merece toda a fama que possui, tendo em vista que é diferente e marcante.

sábado, 16 de outubro de 2021

“Hoje eu sou Alice”, de Alice Jamieson

Em sua autobiografia, Alice Jamieson conta como sofreu todos os tipos de abuso por parte de seu próprio pai, durante sua infância e adolescência. Como consequência, como uma espécie de proteção, para não ter de lidar com essa realidade terrível e inimaginável, Alice desenvolveu o TDI/TPM, ou seja, Transtorno Dissociativo de Identidade (TDI) ou Transtorno de Personalidade Múltipla (TPM).

Além disso, no livro, a autora mostra o quanto as experiências da infância e da adolescência nos determinam. Revela, também, como a visão de mundo de alguém que carrega traumas (mais ou menos) profundos desde a infância é alterada para o resto de sua vida, muitas vezes de forma irreversível.

Por tudo isso, considero “Hoje eu sou Alice” como uma obra triste, perturbadora, mas que escancara o pior e o melhor do ser humano, tornando-se uma leitura cativante e profundamente construtiva.

sábado, 2 de outubro de 2021

"Amor de redenção", de Francine Rivers

"Amor de redenção" é um romance que realmente prende o leitor.

Em suas mais de quatrocentas páginas, narra a história de uma garotinha que, pelas circunstâncias horríveis de sua vida, acaba se tornando uma prostituta.

Apesar de puxar muito para o cristianismo, o livro trata de forma elogiável a fé, a falta de fé, bem como tudo aquilo que há de bom e de ruim na vida.

Uma obra marcante e impecável!