Ainda que já tivesse um conhecimento satisfatório a respeito do Nazismo e da Segunda Guerra Mundial, após assistir à série "Caçando Hitler", do History Channel, senti a necessidade de estudar mais sobre esses assuntos.
Depois de uma breve pesquisa, adquiri a edição condensada de "Hitler", biografia do líder nazista escrita por Ian Kershaw. Embora menor, tendo em vista que originalmente foi publicada em dois volumes, a obra possui mais de mil páginas. E, na minha opinião, demonstra duas características antagônicas: por um lado, a História é tão bem contada que parece que eu estava lendo um romance; por outro, o autor se fixa demais em minúcias que tornam a leitura um pouco maçante, apesar de não tratar aberta e largamente a respeito de temas importantes, como o Holocausto.
Sendo assim, achei um livro imponente e interessante, mesmo que não tenha me apresentado tantas novidades sobre o assunto. É atraente quando discorre a respeito da vida de Adolf Hitler pré-Nazismo, todavia, no que começa a tratar sobre a guerra, detém-se demais em política e estratégia, abordando de modo superficial o sofrimento do povo, os campos de concentração, o ponto de vista externo. Ou seja, é um livro que me acrescentou, mas não tanto quanto eu gostaria.